vida saudável


DICAS DE HOJE............





CHÁ DE HIBISCO VOCÊ CONHECE??? JÁ OUVIU FALAR??? E ESTÁ ESPERANDO O QUE PARA COMEÇAR A TOMAR???
Potencializa a queima de caloria do corpo, tem ação antioxidante e protege o organismo contra o envelhecimento. O chá de hibisco estimula o metabolismo, acelerando a eliminação de gordura do corpo. Combate e evita a formação de celulite. É digestivo, diurético, rico em fibras alimentares.





Mais uma dieta do chá? Sim, mas ela começa com uma notícia surpreendentemente gostosa: o chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa - dá até para sentir aquele azedinho da fruta -, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso.

O que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina - pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: "O organismo deixa de acumular toxinas - substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento", explica Lucyanna Kalluf, nutricionista funcional especializada em fitoterapia do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo.

Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. Ainda não acabou: "O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes", afirma a bióloga Lúcia Helena Guerra Arantes, de Belo Horizonte.

Pronta para ir atrás da flor? Calma, tem um detalhe importante: "O chá de hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins", alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito). Por isso, confira o nome científico da planta no rótulo. Outro detalhe: o chá sozinho, você sabe, não faz milagre. Ele deve ser associado a uma dieta. E não adianta tomar um chazinho para limpar o organismo e comer alimentos superindustrializados, cheios de toxinas.

Regras básicas da dieta

• Faça seis refeições por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer.
• Mastigue bem os alimentos - é imprescindível para uma boa digestão e absorção dos nutrientes.
• Varie bastante as frutas, os legumes e as verduras para obter todos as vitaminas e os minerais que seu organismo precisa.
• Além do chá de hibisco (1 litro ou 5 xícaras por dia), beba água (no mínimo 1 litro) no intervalo das refeições.
• Não beba líquido durante as refeições.

Modo certo de fazer o chá

Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

+ ervas para acelerar a dieta
Cavalinha e alfafa aumentam os efeitos do hibisco e o resultado na cintura aparece mais rápido. Para isso, faça o chá com 1 litro de água, 1 col. (sopa) de hibisco e...

1 col. (sopa) de cavalinha: erva com ação diurética
OU
1 col. (sopa) de alfafa: erva com ação antioxidante
OU
clorela, alga com ação anti-inflamatória, vendida em tablete ou cápsula, que pode ser combinada ao chá.

Cardápio da Dieta do chá de hibisco

A nutricionista Lucyanna Kalluf montou um cardápio com alimentos funcionais (eles também estimulam o bom funcionamento do organismo), que deve ser aliado ao chá de hibisco. Confira:
Meia hora antes do café da manhã1 copo de suco desintoxicante
Café da manhã
Opção 1: 1 copo (200 ml) de leite de soja light com café (opcional) + 2 torradas (ou 1 fatia de pão integral) com margarina light + 1 fatia de peito de peru (ou presunto magro ou 2 col./chá de geleia diet)

Opção 2: 1 copo (200 ml) de leite de soja light com 1 col. (sobremesa) de achocolatado light (opcional) + Omelete (1 ovo mexido com 2 fatias de peito de peru) + mix de fibras

Consuma 2 col. (sopa) pela manhã para estimular o funcionamento do intestino. Bata no suco desintoxicante ou no leite de soja ou acrescente na fruta do lanche. Mas, se preferir, misture na sopa do jantar.
Lanche da manhã
Opção 1: 1 fruta média (maçã, pera, ameixa vermelha) + 2 castanhas-do-pará + 1 xícara de chá de hibisco

Opção 2: 1 fatia média de melão (abacaxi ou melancia) + 3 amêndoas + 1 xícara de chá de hibisco
Meia hora antes do almoço• 1 xícara de chá de hibisco

Almoço
Opção 1: Salada de folhas verde-escuras (couve, rúcula, agrião ou alface-roxa) + 1 filé médio de frango grelhado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha média de lentilha (ou feijão) + 1 taça de gelatina

Opção 2: Salada de alface, agrião e tomate + 1 filé médio de peixe grelhado + 2 batatas pequenas assadas ou cozidas com 1 fio de azeite de oliva e orégano + 1 taça de gelatina
Lanche da tarde 1
Opção 1: 1 fruta (pera, maçã, caqui ou tangerina) + 1 xícara de chá de hibisco

Opção 2: 1 barrinha de cereais light sem chocolate (ou 1 banana seca) + 1 xícara de chá de hibisco
Lanche da tarde 2
Opção 1: 1 copo de leite de soja gelado batido com 1 col. (sobremesa) de farelo de aveia (ou batido com 2 ameixas-pretas) + 1 xícara de chá de hibisco

Opção 2: 1 pote de iogurte de soja + 1 xícara de chá de hibisco
Meia hora antes do jantar1 xícara de chá de hibisco

JantarSopa funcional  + 1 fruta assada (maçã ou banana) com canela


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



 Estilo de vida pouco saudável prejudica as habilidades do cérebro

Fumo, obesidade, pressão alta e diabetes aceleram perda de volume cerebral


Um estudo revelou que pessoas com obesidade, que fumam ou que são portadoras do diabetes na meia idade podem estar mais propensas a desenvolver sinais de encolhimento do cérebro e de diminuição das habilidades de planejamento e organização conforme envelhecem. A pesquisa foi publicada no Neurology, periódico médico da American Academy of Neurology e teve a colaboração de pesquisadores a University of California, nos Estados Unidos.

A análise envolveu 1.352 pessoas que não apresentavam qualquer problema mental e que tinham idade média de 54 anos. Elas foram, então, submetidas a diversos testes que diagnosticavam peso excessivo, pressão alta, diabetes e altos níveis de mau colesterol (LDL). Além disso, todos os participantes passaram por exames de ressonância magnética por um período de uma década.

Os resultados mostraram que os participantes com pressão arterial elevada desenvolveram pequenas lesões nos vasos sanguíneos cerebrais com uma velocidade maior do que as pessoas com pressão arterial normal. À medida que envelheciam, os pacientes com pressão alta também obtiveram pontuações menores em testes de planejamento e tomadas de decisão.

Os participantes com diabetes na meia idade, por sua vez, apresentaram perda do volume cerebral em um ritmo mais acelerado do que de pessoas sem a doença, assim como os fumantes. Já as pessoas com obesidade tinham mais chances de se encaixar entre as 25% com maior taxa de declínio de planejamento e tomada de decisões.

Segundo os pesquisadores, as descobertas fortalecem a ideia de que é essencial levar uma vida saudável para viver mais e melhor. Além disso, a relação com o período da meia idade incentivará as pessoas a agir com mais antecedência.



Estilo de vida saudável reduz riscos de doenças crônicas
A combinação de quatro fatores de um estilo de vida saudável, como não fumar, manter o peso ideal, praticar atividade física regularmente e seguir uma dieta saudável, é capaz de reduzir em 80% o risco das doenças crônicas mais comuns e fatais, revela estudo publicado pelo periódico científico Archives of Internal Medicine.

Mais de 23 mil alemães com idades entre 35 e 65 anos foram avaliados quanto à aderência desses quatro fatores saudáveis e acompanhados por cerca de oito anos. Um índice de massa corporal menor que 30 foi considerado o peso ideal; atividade física de pelo menos três horas e meia por semana foi considerada atividade regular; uma dieta rica em frutas e verduras e com limitação do consumo de carne foi considerada uma dieta saudável; hábito de não fumar significava nunca ter fumado. A maioria dos participantes apresentava um a três fatores saudáveis, menos de 4% não apresentava qualquer fator saudável e 9% apresentava todos os quatro fatores.

Durante o estudo, 3.7% dos participantes tiveram o diagnóstico de diabetes, 3.8% o diagnóstico de câncer, 0.9% apresentaram um ataque do coração e 0.8% um AVC. Os indivíduos que apresentavam todos os quatro fatores saudáveis tinham um risco 78% menor em apresentar qualquer uma dessas doenças quando comparado àqueles sem nenhum dos fatores. A presença dos quatro fatores reduziu o risco de diabetes em 93%, o risco de ataque do coração em 81%, o risco de derrame cerebral em 50% e de câncer em 36%. Dos quatro fatores, manter-se no peso ideal foi o mais poderoso, seguido pela ausência do cigarro, atividade física regular e dieta saudável.
Estilo de vida x envelhecimento
Os resultados reforçam as atuais recomendações para que as pessoas busquem integrar em suas vidas esses hábitos saudáveis, pois é gigantesco seu poder de prevenção de doenças. Além disso, esse estilo de vida saudável já deve ser fortemente estimulado na infância, pois adquirir bons hábitos é igual a aprender um idioma estrangeiro: gente grande tem mais dificuldade.


-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-......................-.-.-.-.-.-.-.-.--------------------.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.----------------.-.-.-.-.-.-.-.-----------


 
SALADINHAS PRO ALMOÇO!!!!!!


VIDA SAUDÁVEL

3 Maneiras de obter cálcio se você for intolerante à lactose 

1. Soja – É rica em vitaminas B, ferro e cálcio. Uma xícara de edamame contém 261 mg de cálcio.

2. Amêndoas – se você precisa de mais cálcio em sua dieta, troque a manteiga de amendoim pela manteiga de amêndoas. Ela tem mais cálcio, magnésio e fósforo (que fortificam os ossos) do que manteiga de amendoim. Apenas ¼ xícara tem

75 mg de cálcio.

3. Vegetais– A maioria dos vegetais verdes são uma excelente fonte de cálcio, especialmente o espinafre, a couve, o feijão verde e os vegetais do mar. Cozidos levemente, por exemplo, contém 85 mg de cálcio por ½ xícara.

 

 

Estava na dúvida ???????Pois não tenha mais!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário